RIEC Unicentro Paraná
Polinizando Criatividade na Educação
OBJETIVOS
Disseminar conhecimento relativo à criatividade e princípios RIEC na universidade e possíveis escolas parceiras nos Municípios da região de Guarapuava.
Fomentar conhecimento acadêmico científico com foco na Criatividade e Educação;
Captar instituições educacionais parceiras;
Promover formação docente;
Fomentar o interesse pela criatividade;
Aplicar pequisa por meio do método VALDECRIE;
Produzir conhecimento científico e acadêmico novo;
Disseminar conhecimento relativo a RIEC e seus Núcleos, bem como sua proposta institucional e científica
Da semente ao broto
No dia 05 de julho de 2019 reuniram-se na Universidade de Barcelona por ocasião dos eventos internacionais Creatividad: Una mirada polinizadora, VII Congreso Internacional en Creatividad ASOCREA, IX Fórum Internacional de Escuelas Creativas RIEC e II Seminario de Resiliencia AIRE, Dr. Saturnino de la Torre, Dra. Marlene Zwierewicz e a doutoranda e pesquisadora Juliana Berg - representando Dra. Carla Luciane Blum Vestena e Dra. Cristina Costa-Lobo, professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Portucalense de Portugal, coordenadora e pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa Educacional - LAPE vinculado a Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Unicentro - , para receberem CARTA DE ACEITAÇÃO para criação do Núcleo RIEC - Unicentro Paraná.
A Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) foi formalizada em 28 de junho de 2012 por ocasião do IV Fórum de Inovação e Criatividade (INCREA), realizado em Barcelona. No entanto, o grupo GIAD, coordenado por S. de la Torre, trabalha nas Escolas Criativas desde 2007 com propostas institucionais que não chegaram a funcionar em Barcelona.
A RIEC é formada por professores e profissionais da educação que trabalham para uma escola criativa e transformadora, declarando seu compromisso de participar, promover e disseminar as experiências das escolas criativas, bem como sua avaliação e reconhecimento.
A Rede está aberta a todas as pessoas, grupos e instituições comprometidos com o tipo de escola e educação que defendemos na rede, sem limitação de crença, idioma, gênero ou país.
Em 7 de março de 2018, a Sub-Diretoria Geral de Associações do Ministério do Interior da Espanha aprovou no Registro da Associação de Escolas Criativas (ADEC) com os mesmos fins e propósitos que o RIEC. Isso visa institucionalizar e fornecer cobertura legal à Rede.
Os objetivos de ambos são: 1) Criar uma consciência coletiva de mudança e melhoria na Educação. 2) Gerar uma cultura inovadora e criativa nas escolas como estratégia transformadora baseada em valores humanos, sociais, ambientais e transcendentes. 3) Promover ações de pesquisa, treinamento e polinização das experiências realizadas.
Nossos Frutos
Buscamos Cidadania Planetária preconizada por Maria Cândida Moraes
Ciência e Pesquisa
Promoção Estrutural de Dados, Institucional e de Conhecimento
O RIEC Unicentro propõe que os dados e descritivos gerados aqui constituam base de analise científica e ambiente de pesquisa para docentes, estudantes e demais interessados que queiram participar enquanto pesquisadores, podendo serem orientados à produção de conhecimento como artigos e livros replicando o saber adquirido.
Propõe-se ainda que pesquisas vinculadas ao RIEC, participem de regras de disseminação e fortalecimento das universidades, escolas, sujeitos e da própria RIEC promovendo o empoderamento da instituição enquanto órgão científico, social e educacional no estado.
Eventos Acadêmicos e Científicos
O que está por vir
Novembro de 2019
Formação Docente
Capacitando Polinizadores
Aos parceiros oferecemos assessoria e formação docente, pois, consideramos o professor como liderança capaz de promover cultura complexa e a restituição da razão, do pensamento e da criatividade. Para Edgar Morin (2000, p. 37), “a reforma deve originar-se dos próprios professores e não do exterior”. Para ele todo corpo docente é uma força viva capaz de provocar mudanças profundas, se colocado nos postos mais avançados, diante do perigo à racionalidade superada e se constituí a incerteza no mundo.
Tal concepção deve-se ao fato de que novos desafios individuais e coletivos pedem geração de benefícios, do repensar colaboração e recriar práticas, assim como, demanda contexto educativo que desenvolva a instrução, autonomia e criticidade oportunizando questionamentos fundamentados em procura criativa por alternativas psicoeducativas desafiadoras e multifacetadas, com epistemologia que integre diferentes abordagens baseadas na consciência e complexidade (COSTA-LOBO, COIMBRA & ALMEIDA, 2017; COSTA-LOBO & CABRERA, 2017; COSTA-LOBO et al., 2016).
Saturnino De laTorre (2008, p. 84) considera o professor criativo “Cria atmosfera de excitação e sabe transmitir seu entusiasmo aos demais. Tem amplitude de consciência, é flexível e aberto às novas ideias”.
Portanto, consideramos que importante seja a aproximação, antecipação e construção de uma percepção pedagógica e ambiental orientada para criatividade e ampliação de competências intelectuais internalizadas na pessoa de forma que haja a consciência da necessidade em se pensar de forma autônoma o ambiente, em percebê-lo, com vistas a garantir sua perpetuação e inovação.
Assim, é preciso considerar que o desenvolvimento da criatividade começa pela valorização do talento criativo e da criatividade enquanto valor social capaz de grandes benfeitorias e nesse sentido, a disseminação de conhecimento e a cooperação científica assumem papel fundamental na instauração de uma nova razão, baseada na criatividade e pensamento crítico.
Núcleos RIEC
O local e o Global
RIEC
Saturnino de la Torre e Marlene Zwierewicz – Coordenação
María Antonia Pujol Maura y Francisco Menchén Bellón –Vice-coordenação
Barcelona, Espanha
RIEC UB
María Antonia Pujol
Barcelona, Espanha
RIEC UAM
Jessica Cabrera
Madri, Espanha
RIEC UNIBAVE
Marcia Bianco
Orleans, Santa Catarina, Brasil
RIEC FURB
Arleide Rosa Silva
Blumenau, Santa Catarina, Brasil
RIEC UFG
Marilza R. Suanno
Goiânia, Goiás, Brasil
RIEC UEG
João Henrique Suanno
Goiânia, Goiás, Brasil
RIEC UFT
María José de Pinho
Palmas, Tocantins, Brasil
RIEC UNIARP
Marlene Zwierewicz
Caçador, Santa Catarina, Brasil
RIEC IFSC-SJ
Paula Alves de Aguiar e Giselia Antunes Pereira
São José, Santa Catarina, Brasil
RIEC MAGSUL
Maria Fátima Viegas
Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil
RIEC ECOFOR
Vera Lúcia Souza e Silva
Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil
RIEC UFAL
Maria Dolores Fortes Alves
Maceió, Alagoas, Brasil
RIEC UNICENTRO
Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Cristina Costa-Lobo
Guarapuava, Paraná, Brasil
RIEC IESF Amarante
Enrique Vázquez-Justo, Cristina Costa -Lobo, Juliana Berg
Amarante, Portugal
Parcerias e Acordos
Proporcionar o Desenvolvimento da Rede
Ainda com o objetivo de aproximação do saber e do conhecimento às escolas, caberá ao Núcleo paranaense RIEC a captação de escolas que se interessem pela criatividade como forma de um novo planejar pedagógico. Para tanto, buscaremos parcerías e escolas que participem como sujeito e objeto de conhecimento no sentido que viabilizem a aplicação do VALDECRIE, como forma de diagnóstico prático e científico, a Capacitação docentes e diretores, assim como estejam abertos a promoção da criatividade entre os alunos, assim como e fundamentalmente a alimentação de base de dados científica que viabilize analise de resultados a curto e longo prazo.
Acreditamos que estreitar o vínculo universidade – escola – comunidade – conhecimento fortalecerá a educação enquanto ethos de saber e, para isso, igualmente acreditamos que é missão do professor criativo: possibilitar diversas manifestações criativas; estar preparado para orientar em diversos campos – simbólico, humorístico, semântico, artístico, dinâmico social, etc.
Nesse sentido o Núcleo RIEC Unicentro Paraná assume fundamental importância, pois, serve como ponte entre você e sua desejada trajetória para incentivo e polinização da criatividade.
Oferecemos informação. assessoria e direcionamento para se tornar um novo membro e até mesmo constituir novo núcleo.
Quem somos
Conheça os membros deste núcleo
Red de Escuelas Creativas - Universidad Barcelona
Saturnino De la Torre
http://lattes.cnpq.br/8199951877255019
RIEC Brasil
Dra. Marlene Zwierewicz
http://lattes.cnpq.br/2338653915538065
RIEC Unicentro, Paraná
Juliana Berg
http://lattes.cnpq.br/0468226628500580
Carla Luciane Blum Vestena
ttp://lattes.cnpq.br/0863582713179217
Cristina Costa-Lobo
https://www.researchgate.net/profile/Cristina_Costa_Lobo
Pesquisadores
Estágio
Sala de Estudos
Artigos, Relatórios e Livros
Em nossa Sala de Estudos você encontrará links para acesso a produção dos pesquisadores participantes, sugestões de livros e relatórios da rotina envolvida junto a Rede Internacional de Escolas Criativas.
Boas Novas, Imprensa
Releases, fotos e identidade visual
em construção
Todas as informações aqui contidas podem ser utilizadas para o bem e para isso, servem-se de regras: ao citar, compartilhar ou baixar dados e fotos cite a fonte: RIEC Unicentro, Paraná
Gratidão
Da utopia à realidade, o sentir e o pensar um Núcleo Unicentro RIEC para a polinização da Criatividade em escolas e universidades teve início com o desenvolvimento da tese da estudante Juliana Berg junto a Universidade Federal do Paraná, quando a professora Dra. Carla Luciane Blum Vestena, sua orientadora no Programa de Educação, acreditou a ideia e abriu espaço e energia para que houvesse fluência.
Juntou-se às duas nesse percurso de três anos de trabalho, Dra. Cristina Costa-Lobo, pesquisadora e docente na Universidade Portucalense de Porto, Portugal, que veio destrancando outras portas e janelas além-mar viabilizando o flow para criatividade paranaense em terras antigas.
Por fim, foi da receptividade e sensibilidade de Dra. Marlene Zwierewicz e de sua equipe, na coordenação da Rede de Escolas Criativas Brasileiras pela UNIARP, a ação de abrir as janelas e portas para que tudo se efetivasse.
Juntas e em convergência sistemática, ambas souberam tecer as tramas e superar os desafios para que a ideia se transformasse em ação criativa.
Entretanto, essas cientistas da educação e professoras universitárias não teriam conseguido sem que antes, em sua trajetória, outras pessoas construíssem condições e acreditassem que além de erguer paredes, precisamos de janelas e portas para sair e retornar.
Para nossa família, colegas de trabalho e estudo, nossos professores – do ensino básico à pós-graduação -, amigos e Capes – que auxiliou com bolsa de pesquisa científica em todo trajeto – NOSSA GRATIDÃO.
Retornamos à sociedade e à educação nossos resultados e esperamos que bons frutos nasçam.